Deus trabalha por nós

Home / Mensagem / Deus trabalha por nós

spring-3424708_1920Os estudiosos dizem, e com razão, que a carta de Paulo aos Romanos é a cordilheira do Himalaia de toda a revelação bíblica. Se eles têm razão, e eu creio que tem, então Romanos 8 é o pico do Everest; é o ponto culminante. E neste texto que acabamos de ouvir, Paulo menciona esta verdade consoladora de que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Esta não é uma conjectura hipotética, esta é a certeza experimental. Paulo diz: sabemos! E aqui não tem dúvidas, esse termo vem da matemática, é um termo exato, preciso, esta é uma convicção inabalável de que Deus é soberano, de que ele está assentado num alto e sublime trono, de que ele tem as rédeas da história em suas poderosas mãos, de que ele tem o controle do universo, ele dirige as nações, ele está no controle e dominando as grandes e as pequenas coisas, inclusive dirigindo a sua própria vida. Talvez você possa argumentar: “bom, quando eu olho para a minha história, eu não vejo essa realidade”; talvez você diga assim: “a minha vida está de ponta-cabeça, eu tenho enfrentado problemas financeiros, eu tenho enfrentado problemas gravíssimos na minha saúde, a minha família está vivendo uma verdadeira tempestade, eu estou passando por um deserto inóspito e descendo a vales escuros, eu sou fuzilado todos os dias pelos vendavais da dor e do sofrimento, como é que eu posso entender então que Deus está trabalhando a meu favor?”.

Há momentos na vida, é verdade, em que você não consegue discernir com clareza o que Deus está fazendo. A história do patriarca Jó, que foi fuzilado pela dor da perda financeira, a dor do luto, a dor de perder a saúde, a dor de ser acusado pelos seus amigos, e neste torvelinho, nessa tempestade de dor, ele ergueu aos céus esta pergunta: por que meu Deus? Por que eu estou passando por essa situação? Por que a minha dor não cessa? Por que é que eu enterrei meus filhos? Por que que eu não morri no ventre da minha mãe ou não morri ao nascer? E ele foi endereçando aos céus toda sua angústia, todas as suas perguntas sem respostas; e diante de tantas perguntas o que ele escutou de Deus foi o seu silêncio total. Nestas horas talvez você não entenda a providência de Deus; às vezes, de fato, a providência de Deus é carrancuda, você olha e não vê um sinal do favor de Deus, mas quando você não puder entender o que Deus está fazendo na sua vida, você pode entender que ele é Deus, que ele é bom, que ele é soberano, e que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus; Deus está forjando o seu caráter, Deus está burilando a sua vida, o seu sofrimento não vem pra destruir você, mas para fortalecer as musculaturas da sua alma; o seu sofrimento vem com o mesmo propósito que veio a Jesus, que aprendeu pelas coisas que sofreu; as pequenas, breves e momentâneas tribulações que chegam à sua vida hão de produzir para você eterno peso de glória acima de toda a comparação, porque os sofrimentos do tempo presente não são para comparar com as glórias por vir a serem reveladas em nós.

O que é importante você saber é que Deus está trabalhando não contra você, mas está trabalhando por você, o projeto de Deus é perfeito, muito embora eu não entenda ou não compreenda agora todas as coisas que vem e sobrevêm sobre a minha vida, eu posso saber de uma coisa: Deus não perdeu o controle, as tempestades não tiram o barco da minha vida das mãos do nosso glorioso Deus, ele está no controle de todas as coisas, mesmo que as circunstâncias sejam amargas, mesmo que as pessoas falem mal de você, mesmo que as pessoas façam mal para você, Deus há de reverter isso para o seu próprio bem. Há uma situação que eu achei muito interessante e ilustra isso: quando o grande cientista Albert Einstein, depois do seu sucesso com a teoria da relatividade veio América, um repórter perguntou para sua esposa assim: “a senhora compreende a complexa teoria da relatividade pela qual o seu marido é tão famoso no mundo?”. Ela respondeu: “eu não compreendo a complexa teoria da relatividade pela qual meu marido é tão famoso no mundo, mas eu compreendo o meu marido”. Se você não pode entender o que Deus está fazendo, você pode entender Deus, ele é seu pai, ele ama você, ele está trabalhando por você.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Quando Jó teve uma revelação da grandeza e da majestade de Deus, depois de passar por todos esses vendavais da vida, ele disse assim: “agora eu sei que tudo podes e nenhum dos teus planos pode ser frustrado, eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem, e eu me abomino no pó e na cinza. Então nesse momento Deus restaura sua sorte, Deus devolve a ele a saúde, Deus devolve a ele os seus bens, Deus lhe dá ainda dez filhos, Deus lhe dá prestígio; o estado da restauração foi maior do que o estado anterior, porque este é o seu Deus, ele está preparando algo grandioso para você, para mim, ele está preparando para nós a própria glória, nós estaremos com ele para sempre, onde não haverá mais dor, onde não haverá mais lágrima, onde não haverá mais luto, onde não haverá mais tristeza, onde não haverá mais despedida, onde nós estaremos para sempre com ele desfrutando e usufruindo da sua glória, da sua presença, do seu amor. Então é hora de você parar um pouquinho e deixar de murmurar, de olhar para a vida com os óculos escuros do pessimismo, é hora de você se encantar com a graça de Deus que assiste você no sofrimento, é hora de você entender que Deus está esculpindo em você a beleza do rei da glória, porque mais do que levar você para a glória, Deus quer transformar você à imagem do Rei da Glória; por pior que seja a situação do momento, entenda uma coisa: Deus é poderoso para transformar o seu vale num manancial, transformar suas lágrimas em celebração de júbilo, transformar a sua dor numa fonte de consolo para outras pessoas, e transformar você em uma pessoa parecida com Jesus.

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” Romanos 8.28

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recommended Posts
Clique e assista ao vídeo desta mensagem!natal