Debaixo do cajado de Jesus

Home / Mensagem / Debaixo do cajado de Jesus

ovelhaO salmo 23 é certamente o texto mais conhecido de toda a literatura universal. Esse texto tem sido lido à beira de um leito de hospital, numa CTI com um paciente terminal, esse texto tem sido uma fonte inesgotável de consolo para os que estão tristes, de alimento para aqueles que estão enfraquecidos, uma palavra do céu para aqueles que vivem nos dramas da terra. Eu quero hoje conversar com você sobre este salmo, este salmo fala de Jesus, o bom pastor, e Jesus Cristo nos é apresentado como o bom pastor, o grande pastor, e o supremo pastor. É interessante que o livro de salmos traz exatamente nesta ordem, porque o salmo 22 fala que Jesus é o bom pastor que deu a sua vida pelas ovelhas, o salmo 23 retrata que Jesus é um grande pastor que vive para suas ovelhas, e o salmo 24 mostra que Jesus é o supremo pastor que voltará para as suas ovelhas. Hoje eu quero conversar um pouco com vocês sobre o salmo 23, que mostra Jesus como grande pastor que dirige o seu rebanho, que sustenta o seu rebanho, que protege o seu rebanho, que alegra o seu rebanho e que ao fim da jornada chama o seu rebanho para estar com ele por toda a eternidade.

Eu quero destacar três verdades aqui nesse texto: a primeira é verdade é que Jesus oferece pra você suprimento às suas necessidades; o senhor é o meu pastor nada me faltará. Ele é o Deus Criador do Universo, que sustenta o universo em suas poderosas mãos e ao mesmo tempo ele é o Deus pessoal que cuida de você, que ama você, quiser ela pela sua vida. Esse pastor é aquele que guia você para os pastos verdes, para as águas tranquilas, é aquele que guia você pelas veredas da justiça, que refrigera a sua alma. Note que ele oferece paz, repouso, direção e ele oferece cura; mas, melhor do que as dádivas de Jesus é o próprio Jesus, porque ele mesmo é o nosso suprimento, ele é a nossa paz, ele é a nossa justiça, ele é o maior bem que nós possuímos, quando você tem Jesus você tem tudo; por isso ele diz o Senhor é o meu pastor, nada me faltará.

Mas a segunda é verdade que esse texto nos diz é que nós temos companhia nas adversidades, ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque estais comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam. Note que nós como ovelhas somos frágeis, não temos possibilidade de nos defendermos dos ataques, dos perigos, somos míopes, temos tendência para nos afastarmos do rebanho e cairmos nos abismos da vida, ou sermos atacados pelos lobos vorazes. Há perigo à nossa frente, há vales escuros, há despenhadeiros íngremes, há pântanos e charcos perigosos, há desertos tórridos. O que é importante destacar, é que nós não precisamos ter medo, não porque somos fortes, não porque o caminho é fácil, não porque os inimigos são fracos, nós não precisamos ter medo porque Jesus está conosco; é a presença dele que nos fortalece, que nos anima, que nos encoraja, que nos dá segurança. Você precisa de Jesus, você não pode confiar no seu dinheiro, você não pode confiar na sua saúde, você não pode confiar no seu poder político; esses recursos, essas âncoras são frágeis demais. Você não pode ficar nem sequer de pé escorado no bordão da autoconfiança, você precisa de Jesus. Ele é quem nos sustenta, ele é quem nos fortalece, ele é quem nos encoraja, ele é quem nos protege, ele é quem nos toma pela sua mão direita, nos dia com seu conselho eterno e depois nos recebe na glória.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Mas há uma terceira verdade nesse texto, nós temos também comunhão para a eternidade. Ele diz: bondade e misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre. Enquanto você caminha aqui, você tem a bondade de um lado e a misericórdia do outro lado. Bondade é aquilo que Deus dá pra você e você não merece, você e eu merecemos o juízo, e Deus nos dá graça, nos dá favor. Misericórdia é aquilo que nós merecemos e Deus não nos dá, merecemos o juízo e Deus nos dá perdão; isso é misericórdia. Então caminhamos ladeados pela bondade e pela misericórdia, temos dois guarda-costas poderosos que caminham conosco, nos protegendo, nos consolando, mas quando a nossa jornada aqui terminar, nós habitaremos com ele para todo sempre, na casa do Pai, onde não tem choro, onde não tem dor, onde não tem adeus, onde não tem sofrimento, onde não tem mais pecado, onde nós viveremos para sempre desfrutando das venturas eternas, que nem olho viu, nem o ouvido ouviu, nem jamais subiu ao coração do homem. As nossas leves e momentâneas tribulações, aqui, tornam-se para nós uma compensação eterna e gloriosa. Então, é maravilhoso estar debaixo do cajado de Jesus, você tem suprimento, você tem companhia, você tem comunhão eterna.

Você já é ovelha de Jesus? Jesus já é o pastor da sua vida? Você já se entregou a ele completamente? Já pôs em Jesus a sua confiança? Você já desfruta desta paz, desta alegria, deste consolo, desta segurança, desta plena comunhão com Jesus? Nada nesse mundo satisfaz a sua alma a não ser Jesus! Ele é o Filho de Deus, ele veio ao mundo para morrer por seus pecados, para dar a você a vida eterna! Arrependa-se dos seus pecados! Ponha sua confiança em Jesus; ele é o único Salvador, ele é o único Senhor, ele é o único Mediador, ele é o Caminho para o céu, ele é a Porta do céu, ele é o Bom, ele é o Grande, ele é o Supremo Pastor. Nele você tem vida, nele você tem esperança, nele você tem segurança, nele você tem vida eterna!

O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges a minha cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre. Salmo 23

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recommended Posts
estradamãe filho