Contentamento

Home / Mensagem / Contentamento

contentamentoVocê é uma pessoa contente? Você é uma pessoa feliz? Você é uma pessoa satisfeita com a sua vida, com que você tem, com a casa que você mora, com a roupa que você veste, com o pão que você tem sobre a sua mesa? Você é uma pessoa contente com a sua família? Você tem contentamento transbordando em seu coração?

Há muitas pessoas que não importa onde moram, quanto dinheiro tem, que família possui, vivem eternamente insatisfeitas. A Bíblia nos mostra que o verdadeiro contentamento não tem a ver com o ter e sim com o ser. Há pessoas contentes morando num barraco, há pessoas descontentes morando num apartamento de cobertura. Há pessoas contentes andando a pé, ou de ônibus, ou de metrô, ou de trem, ou de bicicleta, e há pessoas muito descontentes anda em carro importado. Há pessoas contentes chegando em casa cheirando a graxa, com um prato de arroz com feijão, mas dormindo com a consciência tranquila. Há outras pessoas que dormem em lençóis de cetim, de linho finíssimo, de travesseiros de pena de ganso, mas passam uma noite atribulados, perturbados, descontentes.

O apóstolo Paulo diz que a piedade com contentamento é grande fonte de lucro. Você não trouxe nada por este mundo, nem você vai levar nada deste mundo, não tem gaveta em caixão, não tem caminhão de mudança enterro, portanto o que você granjeou entre o berço e a sepultura não pode ser razão da sua vida. John Rockefeller, que foi o primeiro bilionário do mundo, disse que o homem mais pobre que ele conhecia era o homem que só tinha dinheiro. Alguém já disse, com razão, que as pessoas mais felizes são aquelas que chega em casa cansadas, depois de um dia exausto de trabalho, abraça a família, tem uma boa refeição com a família, talvez essa boa refeição é um prato de arroz com feijão, mas tem alegria na alma, tem contentamento na vida, tem paz com Deus, tem alívio na sua consciência.

Há coisas que são muito mais importantes do que dinheiro: um bom nome, a paz de espírito, um casamento feliz, a comunhão com Deus. Você pode ser a pessoa mais feliz do mundo, desprovido de riquezas materiais, porque nesse mundo materialista, consumista, as pessoas pensam que o dinheiro é o símbolo da felicidade, até pensam que o dinheiro traz duas coisas essenciais: segurança e felicidade. Isso é um mito, é um mito. Sabe por quê? O dinheiro não pode blindar o seu coração, a riqueza não pode cercar você dos perigos que rondam a sua alma. As pessoas que mais se matam não são as pessoas pobres, são as pessoas ricas. As pessoas que mais se drogam e se embriagam são aquelas que têm muito, e descobrindo que o muito que tem não satisfaz a alma, buscam desesperadamente preencher esse vazio.

Por isso, o apóstolo Paulo diz assim: “se você tem sustento e o que vestir, esteja contente”. Contente porque a felicidade o contentamento não estado do lado de fora de você, está dentro de você, não está no que você tem, mas em quem você é. Você quer uma felicidade maior do que você ser amado? Amado por Deus, amado pela sua família, amado pelos seus filhos, amado pelos seus amigos? Você quer uma riqueza maior que você ter paz com Deus, de você botar a cabeça no travesseiro e dormir em paz, de que você tem um corpo criado por Deus, formado por Deus e você poder glorificar a Deus no seu corpo? Por isso Paulo ainda escreve assim: “Aqueles que querem ficar ricos caem tormento e angústia, em tribulação; e muitos nessa correria perderam a fé e atormentam a sua alma com muitos flagelos.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Tem muita gente que por dinheiro mata e morre, que por dinheiro casa-se e se divorcia, que por dinheiro corrompe e é corrompida, que por dinheiro vende a alma para o diabo. Nós estamos vendo no Brasil, aí com essa questão da lava jato, quantas pessoas ricas, riquíssimas, riquíssimas, que tinham muito mais do que poderia usufruir ao longo da vida e ainda assim vender a sua consciência para ter mais, e uma pessoa que ama o dinheiro, ela nunca vai ficar satisfeita, ela sempre vai querer mais, esse é um buraco sem fundo.

Há um descontentamento crônico na sua alma e só Jesus pode preencher esse vazio. Jesus preenche esse vazio, Jesus satisfaz a sua alma e dá sentido à sua vida; o problema é claro não é o dinheiro, o problema, diz o apóstolo Paulo, é o amor ao dinheiro, que é a raiz de todos os males, o problema não é ter dinheiro, o problema é o dinheiro ter você, o problema não é possuir o dinheiro, o problema é você estar possuído por ele, o problema não é ter dinheiro no bolso, o problema entronizar o dinheiro no seu coração. O dinheiro é um bom servo, mas é um péssimo patrão. A única entidade que Jesus chamou de senhor, depois de Deus, foi o dinheiro. Jesus diz assim: “ninguém pode servir a dois senhores, a Deus e às riquezas”. A Bíblia diz assim: “se os seus bens prosperam na terra, não ponha nessa riqueza o seu coração”. Não ponha! Ponha o seu coração em Deus, ajunte tesouros lá no céu, viva uma vida de contentamento com o que Deus lhe deu, não queira ganhar mais do que você deve de forma licita, porque o dinheiro que você ganha de maneira ilícita, ele é combustível para a sua própria destruição. Contente com o que você tem.

Eu não estou dizendo que você não possa ter alvos e projetos de crescer e ganhar um salário melhor, de morar na casa melhor, de andar num carro melhor, não estou dizendo isso! Estou lhe dizendo é que você deve ser contente com o que Deus lhe deu, e ao buscar uma melhoria na sua vida, busque de maneira lícita, consistente com a coerência de uma vida na luz, para que você não use de conchavos, nem de mecanismos ilícitos e legais para se enriquecer, por que essa riqueza é a mais consumida miséria! O contentamento é o segredo de uma vida feliz, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro. Você pode ser feliz, muito feliz, com pouco ou com muito, quando você tem Jesus como a razão da sua vida.

“De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores” 1ª Timóteo 6.6-10.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recommended Posts
dortristezatumulovazio