Como vencer a tentação

Home / Mensagem / Como vencer a tentação

photo-1483569577148-f14683bed627Todos nós lidamos com esse problema, muitas pessoas sucumbem à tentação, outras trafegam pelo caminho escorregadio da sedução e acabam enfrentando o drama de uma queda vergonhosa, de um deslize moral, dramático; algumas pessoas já no final da vida, depois de toda uma carreira percorrida, tropeça na última volta e trazem vergonha e opróbrio para sua vida e para a sua família. Como é que lida com isso? Como é que lida com a tentação? Como vencer a tentação? O texto de Mateus 4 nos fala sobre o ministério de Jesus; ele foi batizado no rio Jordão por João Batista, ali os céus se abriram, o Espírito Santo desceu sobre ele, e o Pai fala das alturas: este é o meu Filho amado, em quem eu me comprazo. Diz a Escritura, que Jesus, cheio do Espírito Santo, foi conduzido pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Esteve orando e jejuando por 40 dias. Depois de 40 dias de oração e jejum, o diabo aparece para ele, ele com fome, mostrou as pedras daquele deserto e disse: se tu és Filho de Deus, transforma estas pedras em pães. Jesus Cristo respondeu de imediato: está escrito, não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.

O diabo então leva Jesus ao templo, ao pináculo do templo, e lá de cima disse: se tu és Filho de Deus, lança daqui abaixo, porque está escrito: aos teus anjos darás ordens a teu respeito, para que não tropeces nalguma pedra. E Satanás, o diabo, que usa a Bíblia para tentar, torceu o texto, omitindo parte dele. E Jesus Cristo disse: está escrito, não tentará o Senhor, teu Deus. Então, finalmente, o diabo mostra os reinos do mundo para Jesus do alto do monte e disse: tudo isso te darei se prostrado me adorares. JesExortaçãus Cristo disse, respondendo: está escrito, só ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele darás culto. E o diabo o deixou até o momento oportuno. Aqui nós aprendemos algumas lições importantes: primeiro, o fato de você ser filho de Deus não isenta você da tentação, o fato de você ser cheio do Espírito Santo, não isenta você de tentação, o fato de você estar orando e jejuando, no centro da vontade de Deus, não isenta você de tentação. Não é pecado ser tentado, pecado é cair na tentação, é ceder à tentação, é andar na direção deste terreno escorregadio e perigoso.

Quantas pessoas que caminham com seus próprios pés para esse terreno escorregadio, por essas estradas sinuosas, por esses ambientes de escuridão e sombras, e caminham deliberadamente, a despeito de todas as advertências da palavra de Deus, para um ambiente perigoso, para um terreno gelatinoso, para uma situação de risco, para o ambiente de perigos para a sua alma, de laço para os seus pés. Na verdade, aqui está um grande risco, é de você, com seus próprios pés, caminhar na direção da tentação e do perigo. Jesus estava cheio do Espírito Santo, Jesus estava em oração e jejuando, mas Jesus não cedeu nenhum centímetro de espaço ao tentador. Ele enfrentou o tentador com o rigor da palavra de Deus, com a certeza da palavra de Deus, ele não se desviou nem para a direita e nem para a esquerda, ele foi absolutamente radical, não transigindo com a verdade, com os absolutos de Deus. Mas o diabo é astuto, e ele tenta Jesus agora de outra forma, ele tenta Jesus, levando Jesus a tentar a Deus, a colocar-se no alto de uma torre, de um muro do pináculo do templo, e disse: joga-te daqui para baixo, vamos experimentar coisas espetaculares, Deus é obrigado a te socorrer, está escrito que não vais tropeçar em nenhuma pedra; mas preste bem atenção nisso: Deus não é parceiro das nossas loucuras, caminhar no território da desobediência e esperar que Deus nos livre é tentar a Deus. Então, nós não podemos esperar que Deus nos livre se nós não estamos no centro da vontade de Deus, em obediência às ordens e aos mandamentos de Deus.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Quantas pessoas que caminham com seus pés para o território do erro, da desobediência, vivendo a vida dissoluta, vivendo uma vida desonesta, fazendo negócios escusos, nos bastidores, nas caladas da noite e depois querem se blindar, depois querem que Deus os tire dessa enrascada, quando eles mesmos caminharam para essa arapuca, quando eles mesmos colocaram os pés nesse laço do passarinheiro, quando eles mesmos entraram nesse território minado do inimigo. Agora Satanás é mais explícito, agora ele é mais afrontoso, agora ele tirar as máscaras, agora ele perde a voz aveludada da sedução e diz para Jesus, mostrando-lhe os reinos do mundo: tudo isso te darei, se prostrado me adorares. Na verdade o diabo é um enganador, ele é um mentiroso, ele é um embusteiro, ele vende pra você a ideia de que o pecado é doce, que o pecado traz prazer, que o pecado vai lhe dar e lhe proporcionar grandes aventuras, mas o pecado é um embuste, o pecado vai levar você mais longe do que você gostaria de ir, vai reter você mais tempo do que você gostaria de ficar, vai lhe custar um preço mais caro do que você gostaria de pagar. Jesus Cristo não transige com o diabo, Jesus Cristo não vende a sua consciência, Jesus não relativiza a sua obediência, Jesus confronta mais uma vez o diabo com a espada da palavra de Deus dizendo: está escrito, só ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto.

Como é que você vence a tentação? Você não vence a tentação confiado em você mesmo, com as suas próprias armas, com armas carnais, você só consegue vencer a tentação com a palavra de Deus, com a obediência, com o temor ao Senhor; então, agarre-se em Deus, firme-se na palavra, viva uma vida de oração, seja uma pessoa cheia do Espírito Santo e quando o inimigo tentar rodear sua vida, jogando sobre você os dados inflamados de morte, de tentação, de perigo, você vai resistir tudo isso com o escudo da fé, você vai enfrentar este inimigo com a espada do Espírito. Da mesma maneira que Jesus venceu o diabo no seu território, você também pode vencer o tentador, porque o mesmo poder está sobre a sua vida, Jesus Cristo está com você, o Espírito Santo habita em você, você tem a palavra de Deus e assim você encontra plena vitória sobre a tentação.

“A seguir, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Então o tentador, aproximando-se, disse a Jesus: — Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: — Está escrito: “O ser humano não viverá só de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” Então o diabo levou Jesus à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e disse: — Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui, porque está escrito: “Aos seus anjos ele dará ordens a seu respeito. E eles o sustentarão nas suas mãos, para que você não tropece em alguma pedra.” Jesus respondeu: — Também está escrito: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus.” O diabo ainda levou Jesus a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e disse: — Tudo isso lhe darei se, prostrado, você me adorar. Então Jesus lhe ordenou: — Vá embora, Satanás, porque está escrito: “Adore o Senhor, seu Deus, e preste culto somente a ele.” Com isto, o diabo deixou Jesus, e eis que vieram anjos e o serviram” Mateus 4.1-11

Rev. Hernandes Dias Lopes.

Recent Posts
sofrimentocruzsol