A segurança do Espírito Santo

Home / Mensagem / A segurança do Espírito Santo

letters-2742643_1920Eu quero conversar com você, então, no programa de hoje, sobre o assunto que nós propomos, que é sobre a segurança que o Espírito de Deus pode trazer ao nosso coração. Há tantas pessoas, que embora cristãs, elas têm muito medo, são inseguras; tem medo do amanhã, falar em morte, isso traz um desespero; pensar no futuro, também traz desequilíbrio emocional. Pois eu quero falar pra você dessa segurança que você pode ter na pessoa e na obra do Espírito Santo. O apóstolo Paulo, ao escrever a sua carta aos efésios, ele fala de duas figuras, dois emblemas importantíssimos do Espírito Santo; primeiro, o selo do Espírito, segundo, o penhor do Espírito. Agora, o que é necessário para que você tenha o selo do Espírito Santo? É preciso ouvir a Palavra da verdade, o Evangelho, é preciso crer no Senhor Jesus como seu Salvador pessoal e como Senhor da sua vida. Não é possível você ter segurança da sua salvação confiado nos seus méritos, nas suas obras, na sua religião, nos seus predicados morais. Ninguém pode ser salvo por si mesmo, nenhuma igreja pode salvar você, nenhuma religião pode salvar você, nenhum rito religioso pode salvar você. Você pode fazer obras, sacrifícios pessoais, nada disso pode salvar você. Só existe um Salvador, este é Jesus, só existe uma porta no céu, esta porta é Jesus. Só existe um caminho para Deus, este caminho é Jesus. Só existe um que pode ser mediador entre você e Deus, este mediador é Jesus. Fora de Jesus não tem salvação, e onde não tem salvação, não pode existir segurança de salvação. Então, o apóstolo Paulo diz que depois que você crê no evangelho, a palavra da verdade, e reconhece Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor, você é selado com o Espírito Santo da promessa. O Espírito Santo é dado a você como um selo, e esse símbolo todos nós conhecemos bem.

Primeiro, o selo fala de direito de propriedade. Éfeso era uma cidade muito importante, era capital da Ásia Menor, uma cidade portuária, muito rica, havia muito comércio de madeira na época. As pessoas vinham, compravam madeira, colocavam o seu selo (como hoje se faz na região rural, na pecuária, o dono da vaca, do boi, marca com ferro em brasa, “aqui é meu, tem meu selo ali”). Então, as pessoas vinham mais tarde, vendo o selo do seu dono, levavam embora essa madeira. Quando você crê no Senhor Jesus, Deus vem e sela você com o Espírito Santo, isso significa que você passa a se tornar propriedade exclusiva de Deus. Ninguém pode tirar você de Deus, ninguém pode arrebatar você das mãos de Jesus, você tem o selo de propriedade, você pertence a Deus.

Mas em segundo lugar, o selo fala de outra coisa, o selo fala de legitimidade e inviolabilidade. Ninguém pode romper este lacre, ninguém pode quebrar este selo. Deus não só tem o direito de ter você, como ninguém pode arrancar você de Deus. Você tem o lacre, você tem o selo, você tem a marca do Espírito Santo na sua vida, você tem plena, absoluta e eterna segurança da salvação que você tem pela fé em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Mas em terceiro lugar, o selo fala de pureza. Quando você vai a um supermercado hoje, você vê em alguns produtos o selo de qualidade. Isso significa que aquele produto não foi adulterado, aquele produto não é híbrido, significa que o que está lá dentro daquela embalagem é exatamente aquilo que o dono está prometendo na propaganda da embalagem. Isso significa que quando você crê no Senhor Jesus, você recebeu uma obra pura, plena, legítima, transformadora do Espírito Santo. Não foi um misticismo, não foi um idealismo humano, não foi um sugestionamento psicológico, não foi outra fonte qualquer que produziu esta mudança no seu coração, é a obra legítima, pura, genuína do Espírito Santo de Deus.

Agora o apóstolo Paulo parte para uma segunda figura, aqui em Efésios capítulo 1º, versículo 14, quando ele diz: o qual (o Espírito Santo) é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória. O que é um penhor? Penhor, lá no passado era usado como símbolo do anel de noivado. Quando o rapaz assume um compromisso público com uma moça, diante da sua família e diante de testemunhas, ele dá pra ela um anel de noivado. Aquele anel é a garantia de que ele vai cumprir as suas promessas de consumar este relacionamento no casamento. Do ponto de vista humano é possível que uma pessoa fique noiva de outra pessoa e dê um anel de noivado, e termine este noivado, e rompa este relacionamento. Mas Deus não é homem para mentir, Deus não se equivoca, Deus não toma decisões precipitadas, Deus não tem decisões irrefletidas. Quando você crê no Senhor Jesus Cristo, o Espírito Santo é dado a você como este anel de noivado, significando que esta promessa de que este casamento vai se consumar na eternidade, nós seremos a noiva linda, preparada para o noivo que é Jesus, e então haveremos de ter a grande festa da noiva, das bodas do cordeiro, quando nós estaremos para sempre com o Senhor, quando nunca mais terá fim. Portanto, quando você crê no Senhor Jesus Cristo, você tem a garantia de que aquele que começou a boa obra em você, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus. Quando você crê no Senhor Jesus, você nasce de novo, é nova criatura, mas você continua neste mundo caído, com lutas, com dores, com lágrimas, com corrupção, com violências, com tragédias, com acidentes, você chora, você sangra, você geme. Agora, você tem o Espírito Santo como garantia de que este Deus que começou esta obra em você, vai completá-la neste grande dia do resgate, quando Jesus há de voltar em glória e poder, e então os que estiverem mortos vão ressuscitar com o corpo novo semelhante ao corpo da glória do Senhor Jesus; um corpo imortal, incorruptível, poderoso, glorioso, celestial. Os que estiverem vivos, serão transformados e arrebatados para encontrar o Senhor Jesus nos ares.

Você pode ter plena segurança de salvação, você não precisa ficar com medo: “ah, será que eu estou salvo mesmo? Será que eu estou seguro mesmo? Eu acho que ontem eu estava salvo, mas hoje eu estou perdido; hoje eu tenho certeza, mas amanhã eu tenho dúvida”. Não! A segurança da salvação não está em suas mãos, está nas mãos do próprio Deus, é ele quem sela você, é ele quem dá o penhor a você, é ele quem mantém você firme nas suas mãos. Nada, nem ninguém pode arrebatar você das mãos do Senhor Jesus. O apóstolo Paulo, escrevendo a sua carta aos Romanos, diz que nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Nós podemos desfrutar não só da certeza da vida eterna, da salvação, mas da alegria desta salvação, de uma garantia inabalável apesar da nossa fraqueza. Pois não somos nós quem seguramos nas mãos de Deus, é Deus quem segura nas nossas mãos, é Deus quem nos guia com seu conselho eterno, é Deus quem nos recebe na glória, é Deus quem garante a nossa salvação de ponta a ponta, de A a Z, de Alfa a Ômega. Gloriosa Salvação! Bendita Salvação, Segura Salvação nós temos em Cristo, e a confirmação disso é que o Espírito Santo nos foi dado como selo e como penhor.

“Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória” Efésios 1.13 e 14

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recommended Posts