A casa sobre a rocha

Home / Mensagem / A casa sobre a rocha

casa rochaJesus Cristo estava concluindo o seu mais importante discurso, conhecido como “o sermão do monte”, e então ele resume esta mensagem e aplica esta mensagem dizendo que aquele que ouve e prática o que ele ensinou é considerado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Sobre esta casa, caiu a chuva no telhado, soprou o vento na parede, bateram os rios no alicerce e esta casa ficou de pé porque foi construída sobre a rocha. Porém aquele que ouve a palavra de Deus, os ensinamentos de Deus, e não coloca esses ensinamentos em prática, é comparado a um homem insensato, tolo, negligente, que constrói a sua casa sobre a areia; e sobre esta casa acontece as mesmas coisas: cai a chuva no telhado, sopra o vento na parede, bate o rio nos alicerces, e esta casa desaba e há uma grande tragédia.

É claro que esta metáfora não tem a ver com construção física, é claro também que se uma pessoa for construir uma casa e não trabalhar o alicerce, essa casa vai cair mesmo, vai entrar em colapso. Mas Jesus está usando uma figura de linguagem para nos ensinam uma verdade espiritual: esta casa é a nossa família, esta casa é a nossa vida; e muitas vezes nós não temos o devido cuidado e prudência para construir a nossa família sobre uma base sólida, sobre um alicerce firme.

Muitas vezes nós planejamos uma viagem, planejarmos estudar para um concurso, planejarmos os nossos negócios, mas não planejamos o casamento, o relacionamento familiar; por isso há tantas famílias sendo destruídas, tantas famílias se desfazendo, na conjuntura da tempestade que acontece na vida; desencontros, desacertos, mágoas, revoltas, decepções, traições; e diante de tantas circunstâncias adversas, não tendo o alicerce firme, o casamento não se sustenta, a família não se mantém, por isso tantas famílias feridas, tantas famílias doentes, tantas famílias machucadas, porque não cuidaram de edificar esses relacionamentos sobre a rocha.

Mas a pergunta é: “Quem é essa rocha?”. O salmista Salomão, escrevendo o salmo 127 disse uma coisa interessante, ele diz o seguinte: “se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam”. Esta rocha é o próprio Jesus, esta rocha o próprio Deus. A maior necessidade sua e minha não é de uma casa maior, não é de uma casa melhor, não é de mais conforto dentro da nossa casa, a maior necessidade nossa é de Jesus ser o grande alicerce dos nossos relacionamentos. Quando Jesus está presente na nossa casa, as tempestades vêm, é claro. Nós não vivemos numa estufa espiritual, nós não estamos blindados como que imunes das adversidades da vida. Sobre ambas as casas, a casa construída sobre a rocha, e a casa construída sobre a areia, aconteceram as mesmas circunstâncias; o que distingue uma pessoa prudente de uma pessoa insensata não são as circunstâncias da vida, mas como elas reagem a essas circunstâncias, em quem elas estão fincadas, alicerçadas. Se você fundamentar a sua vida em cima de dinheiro, em cima de sucesso, de prazeres, se você for o centro das atenções, ao vir as tempestades naturais da vida você vai desabar, você vai entrar em colapso, o casamento entrar em crise, a família vai se desagregar, mas se você construir a sua casa, seu casamento, seus relacionamentos, a sua família, sobre a pessoa de Jesus Cristo, sobre os valores da palavra de Deus, quando você escuta a palavra de Deus e põe em prática a palavra de Deus, então quando a crise chegar, quando a tempestade vier, você vai vencer essa tempestade; a sua casa vai permanecer firme, ela não vai desabar.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Quem sustenta nossa vida é Deus, quem nos segura pela mão é Deus, quem nos dá paciência para enfrentar as grandes provas da vida é Deus, quem nos dá vitória nas tentações é Deus, quem nos põe de pé é Deus. A sua família, a minha família, a nossa família precisa de Deus, precisa de Jesus. Talvez você esteja agora dizendo assim: ah! mas a minha casa já desabou, meu casamento já acabou, os meus filhos já estão dispersos, na minha casa tem muitas mágoas, tem muitos ressentimentos, tem muitas feridas, tem muitas decepções, eu já não sei mais o que fazer. Talvez você olha para a sua vida, para o seu casamento, para sua família e veja um vaso quebrado, cacos espalhados pelo chão; eu quero dizer para você que embora pareça que não tenha mais chance, não tenha mais esperança, não tenha mais saída, coloque os cacos nas mãos de Jesus. Ele restaura, ele cura, ele renova, ele dá novos sonhos, ele traz alegria, ele traz de volta a esperança, ele perdoa, ele salva, ele faz tudo de novo na sua vida, no seu casamento, na sua família.

Em quem você está construindo a sua vida? Sobre quem você está construindo a sua vida? Não seja insensato, não seja tolo, não seja imprudente, não construa sobre a areia. Veja você que o alicerce de uma casa é algo que não se vê, mas é exatamente aquilo que não se vê que dá sustentação na hora da crise. Muitas pessoas podem não conhecer o seu relacionamento com Deus, a sua vida de comunhão com Deus, aquilo que está lá guardado no seu coração, nos seus valores, nos seus princípios; as pessoas olham e não sabem em quem você está confiando, mas se você pôr a sua confiança em Jesus, se você firmar a sua vida nesta rocha que não se abala, quando a tempestade chegar, e vai chegar, você vai permanecer firme. Ele mesmo vai segurar você com sua mão poderosa, vai conduzir você com seu conselho e vai receber você na glória. Eu quero encorajar você agora a voltar-se para a Deus, a voltar-se para Jesus Cristo, Filho de Deus, a levar a sua família para os pés do Salvador, a colocar a sua casa nas mãos do Deus vivo; porque há esperança para nós, há saída para nós, há cura para nós, há libertação para nós, há vida nova para nós, em Cristo Jesus, o nosso Senhor.

“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.” Mateus 7.24-27

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recommended Posts
tristeza marfamilia